Metabolismo

Metabolismo

Metabolismo individual: por que uns perdem peso mais rápido que outros?

O metabolismo depende de várias características e fatores individuais: idade, sexo, composição corporal, presença ou não de alguma doença, exercício físico, alimentação, perda de peso recente, entre outros.

Com todos esses fatores, podemos ter indivíduos com peso e idade semelhantes, mas que apresentam até 1000 kcal/dia de diferença no metabolismo energético, ou seja, sendo um mais lento e o outro mais acelerado.

Quem possui metabolismo acelerado tende a perder peso mais rapidamente.

O que é metabolismo

O metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que coordena a matemática das calorias que ocorrem no organismo com intuito de produzir, consumir e armazenar energia diariamente.

A partir dos 45 anos, pode-se apresentar redução do metabolismo em função da perda de massa muscular ocorrida com a avançar da idade, de 3 a 4% por década.

A composição corporal também é um fator fundamental no gasto energético. Meio quilo de músculo faz o organismo gastar 40 kcal/dia e meio quilo de gordura 6 kcal/dia. Quanto mais músculos, mais acelerado o metabolismo.

Outro fator que pode influenciar o metabolismo é o uso indiscriminado de dietas muito restritivas e ‘da moda’. Isso porque, após tanta privação, o organismo costuma se proteger da restrição calórica severa e da perda de peso com uma redução no gasto energético maior que a esperada perda de gordura e músculos.

Essa redução do metabolismo é chamada de termogênese adaptativa e faz com que o indivíduo gaste cada vez menos calorias.

Além disso, o tipo de dieta também influencia no gasto energético. Alimentos ricos em proteína aumentam o gasto calórico através da termogênese induzida pela dieta. Dietas com mais carboidratos ocasionam uma redução menor da termogênese induzida pela dieta, ou seja, favorecem o metabolismo lento.

Nível, tempo e tipo de atividade física também influenciam o metabolismo. No entanto, cada vez mais, notamos a importância do estilo de vida e da atividade física involuntária ou cotidiana no gasto energético. Pessoas mais ativas, que fazem atividades laborativas diárias, como caminhadas ou algum outro tipo de atividade física de forma regular, tendem a ter o metabolismo mais acelerado.

Concluindo: alguns indivíduos perdem peso mais rápido que outros por diferença na composição corporal, dietas, atividade física e idade. Quanto maior a quantidade de massa muscular, mais adequada e saudável a dieta e mais ativo o paciente fica, aumentando as chances de perder peso rapidamente.

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