Como manter a dieta bariátrica durante a Ceia de Natal

Como manter a dieta bariátrica durante a Ceia de Natal

Como resistir a tantas confraternizações e irresistíveis comidas de Natal? Essa é uma dúvida frequente dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Dentre as orientações gerais em relação à dieta, é possível ingerir todos os grupos alimentares de forma moderada e com boas táticas, evitando, é claro, o risco da recidiva da obesidade, da perda de peso insuficiente e o risco da ocorrência da Síndrome de Dumping ou má digestão.

Separei dez dicas importantes para vocês:

1 – Durante o dia da ceia, opte por fazer refeições mais leves, com vegetais folhosos, frutas variadas e carnes magras;

2- Inicie a refeição sempre com um bom prato de salada colorida à base de folhosos;

3 – Prefira molhos mais leves e menos calóricos, como os à base de iogurte desnatado;

4 – Opte pela proteína mais magra, atentando-se sempre ao tamanho da porção. Neste caso, o peito de peru é uma boa opção, mas retire a pele;

5- Diminua a porção de alimentos mais gordurosos como o tender, carnes fritas e assadas com muita gordura, o recheio do chester e alimentos feitos com maionese, pois podem causar desconfortos;

6 – Prefira o arroz integral, pois contém mais fibras e dá maior saciedade. Mas caso vá ingerir massas, farofas e o arroz branco, atente-se a quantidade;

7 – Se for de sua preferência, deixe um pequeno espaço para a sobremesa, mas é preciso cautela: o consumo superior ao que se está acostumado pode aumentar o risco de Dumping, além de aumentar a recidiva da obesidade. Cuidado com as sobremesas líquidas e pastosas, com muito açúcar e gorduras, tais como tortas cremosas (tipo torta alemã), milk-shakes, sorvetes, quindim e mousses com creme de leite e leite condensado. Esses alimentos estão relacionados a maior incidência de Dumping.

Dê preferência para as frutas da estação: uvas, manga, pêssegos, damasco, nectarina;

8 – Evite bebidas alcoólicas. Caso seu médico ou nutricionista libere, consuma com moderação e acompanhada de muita água para hidratar.

9- Frutas secas e castanhas são bastante nutritivas. No entanto, são opções calóricas (com maior densidade energética), consuma-as com moderação;

10 – No dia seguinte, volte à sua rotina normal de alimentação e atividade física.

Desejo a todos vocês um Natal repleto de paz, felicidades com a família, muita saúde e um ano novo cheio de realizações!

Fiquem atentos, teremos muitas novidades nas redes sociais neste ano de 2019!

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